Guest Post : A tecnologia criando a melhor forma de estudar: flashcards


As redes sociais já ocupam o cotidiano das pessoas há alguns anos. Através delas, é possível compartilhar experiências, conteúdos, dar sugestões de lugares e estreitar fronteiras antes intransponíveis. Diante deste mundo tão célere, a educação está sendo constantemente desafiada a se reinventar. Os métodos ainda inspirados na escolástica sofrem com o abandono dos estudantes Algo precisa ser feito, o estudo precisa atrair a nossa agitada e criativa geração de jovens.


É com este intuito que um método cientificamente comprovado e antigo, a chamada revisão espaçada, está sendo associada a uma moderna forma de estudar: os flashcards. Estes são fichas digitais que o aluno pode criar com um conteúdo bem objetivo, já aquela é uma técnica que, segundo a parte majoritária dos neurocientistas, constitui o melhor método de aprendizado existente, muito mais eficaz do que os métodos tradicionais.


Muitas pessoas que estudam para concurso já estão utilizando esta que é a melhor forma de estudar para concurso. O fato é que, através da modernidade trazida pelo algoritmo dos flashcards, os estudantes estão possuindo verdadeiros planos de estudo para concurso. Sabendo diariamente o que estudar para concurso, conseguem organizar melhor o aprendizado e memorizar mais os detalhes cobrados em prova.


De qualquer modo, os flashcards são instrumentos úteis não apenas para aqueles que estão se preparando para os tão concorridos concursos públicos. Por meio da revisão espaçada, o algoritmo de memória desta tecnologia apresenta todos os dias ao aluno o que ele deve revisar para efetivamente memorizar.


Além de apresentar eficácia comprovada cientificamente, os flashcards podem ser compartilhados e discutidos online, aproximando experiências e estreitando fronteiras antes intransponíveis. Isto mesmo: Flascards reúnem o que há de melhor entre o moderno e o clássico: a aproximação entre as pessoas e uma porta aberta para o conhecimento humano construído ao longo da história.

Comentários