Desabafo: Eu Obsoleto ...



Olá caros amigo(a)s, trabalho nas Salas de Tecnologia desde o seu inicio em 2009. A grande proposta do laboratório é ser uma ferramenta de aprendizagem, onde o professor regente e o professor da sala de informática , juntam o pedagógico com a tecnologia e oferecem uma aula  dinâmica e diversificada para seus alunos.
O grande desafio de um professor muitas vezes é o fato de o aluno não conseguir assimilar o conteúdo e ai que a aula no laboratório pode fazer a diferença na aprendizagem deste aluno. 

Ex.: O professor de matemática diagnosticou que alguns alunos estão com dificuldade em Frações. Com um planejamento com o Professor Orientador de Tecnologia Educacional  carinhosamente apelidado pela minha integradora do NTE por P.O.; os alunos vão para a sala de informática e utilizam um software Jfractionlab, onde com poucos cliques o aluno se diverte e ao mesmo tempo assimila o conteúdo.


Bem a cada ano que passa, o laboratório vai ficando sucateado e tive que fazer pequenos milagres para poder manter tudo funcionando. Internet lenta, máquinas antigas e sistema operacional desatualizado. E naquela época havia muito pouco sobre o Linux Educacional e foi assim que surgiu este blog. Instalei o Linux Educacional no meu notebook e tudo que descobria ou fazia na escola eu colocava para que outro professor que sofresse pois não tínhamos nenhum tipo de suporte. Apensar de todas essas vantagens para a comunidade escolar eu e muitos P.Os. sofríamos uma pressão para o laboratório fosse algo tecnologicamente inovador na escola, porém usando tecnologia antiga. Vou citar os multiterminais que tem que fazer muitas gambiarras para funcionar adequadamente. E assim era praticamente impossível manter todos os computadores funcionado 100% e assim muitos professores perderam o interesse pois era falado para eles que era algo inovador e quando chegava via máquinas sucateadas. Nesses anos as maquinas mais atualizadas que eu cheguei a trabalhar era do ano de 2010 e agora estamos em 2016. Mais mesmo assim não desanimamos, eu criei um grupo no Facebook onde era uma oportunidade de compartilhar meu trabalho e ainda conheci grandes amigo(a)s pelo estado , como o Sandro, Rute, Jesié, Pathy, Odinei, Aline, Numan e tantos outros. E muitas vezes diante de tantos problemas, perseguições as vezes a gente fazia uma piadinha para não chorar. E foi assim que fui olhando que certos problemas não aconteciam só comigo ou com os colegas de minha regional, que por mais esforço, por mais contribuição que queria dar para escola tinha aqueles que diziam que a gente não fazia nada e ficava no Facebook. Tive vários relatos de P.Os. que tiveram que cuidar de portas de banheiro, distribuir merenda, etc, cuidar de alunos sem professor, arrumar tudo que liga na tomada, trocar foto no whats, etc. Apesar de ter o título de professor não tínhamos direito a hora atividade, nessa horas a gente era o menino(a) da informática, mas quando tinha conselho de classe a gente tinha que por que eramos professores. Resumindo: quando era dever a gente era professor, quando era direito era o(a) menino(a) da informática. E começamos a lutar pela hora atividade e foi assim que conheci o Ronaldo ( que foi uma inspiração para entrar no sindicato) e o Fabrício ( que foi o que puxou o bonde e levou todos nós a luta) e Fomos a Florianópolis e um mês depois ganhamos o direto. Aquele dia foi histórico pois enchemos a Secretaria de Educação num movimento pacifico e apenas reivindicando nosso direito.


E depois da nossa conquista, veio os problemas, professores falando mal da gente, nossos colegas, Diretores não deixando que os POs cumprissem sua hora atividade, relatos de perseguições. Bem não vou me estender pois a escola que eu trabalho este ano, tanto a equipe diretiva, tanto a meus colegas professores vibraram comigo quando ganhei e foi algo especial.
Agora estamos vivenciando mais uma luta, fomos retirados do edital por sermos obsoletos na escola. Então simplesmente  fomos descartados. 
Sempre me envolvi em outras atividades , como Projeto Lego , Rádio Escola, Grêmio Estudantil. Onde muitas vezes trabalhei com este alunos sozinhos, em atividade no contra-turno tudo para o bem da comunidade escolar. Claro que cometi erros, afinal sou humano e não sou perfeito.
E agora todo esses trabalhos que realizei?
Os trabalhos que meus colegas realizaram ? 
Não são mais necessário?

Agora sinto um sentimento de que a luta não valeu a pena. Chego a me lembrar do final do filme dos Planetas dos Macacos. 

Mas apesar deste sentimento ainda não me sinto totalmente derrotado, sabe quando o tombo é grande, às vezes demorar no chão não é sinal que desistiu, só que está tomando um folego para levantar com mais força.

Aos meus colegas digo, podemos cair várias vezes, mas levantaremos quantas vezes forem necessário e seguiremos em frente, mesmo que seja um passo de cada vez.

Vamos a Luta ??

Gostou? Quer sempre estar Informado sobre as novidades do Blog? 
Seu feedback é muito importante, compartilhe, se possível comente!

Comentários

Liliam disse…
Ótimo texto Charles, falou tudo... seu desabafo acredito que contemple grande parte dos professores que atuam nesse momento nas salas de tecnologia...